
Orgulho
em ser FSC
A Madepar tem suas florestas certificadas para o manejo florestal desde 20 de março de 2003. São 22 anos reafirmando o compromisso de ter Plantações Bem Manejadas, em concordância com os dez Princípios e Critérios do FSC (Forest Stewardship Council). Mantendo um manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável.”
Acesse nosso certificado
A Madepar mantém duas unidades de manejo florestal com atributos de Alto Valor de Conservação, a UMF Santo Antônio do Caveiras e a UMF Farofa, contemplando cerca de 120 ha de vegetação nativa.”
“As fazendas estão localizadas em áreas classificadas como prioritárias para a conservação*, com a presença de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, como Araucária (Araucaria angustifolia) e Xaxim (Dicksonia sellowiana).”
*segundo o Ministério do Meio Ambiente.
“São desenvolvidos trabalhos específicos de acompanhamento e monitoramento da fauna e flora nessas áreas, contribuindo para o enriquecimento das pesquisas no bioma.”
Área de
Alto Valor de Conservação
Farofa
53,37hectares
183,85hectares
Santo Antônio Caveiras

Proteção de espécies raras, ameaçadas ou em perigo de extinção
As espécies da flora e fauna constantes nas listas oficiais de espécies raras, ameaçadas ou em perigo de extinção do Ibama e da FATMA são merecedoras de tratamentos especiais

Ações
Socioambientais
O Programa de Educação Ambiental é realizado junto às crianças nas escolas municipais do entorno das Unidades de Manejo, com o objetivo de difundir...”
“Ainda quanto as ações sociais, o Programa de Avaliação de Impactos Sociais estreita o relacionamento com as comunidades e avalia o impacto das atividades realizadas nas unidades de manejo sob o cotidiano da população.”
“Quanto a área ambiental, o Programa de Restauração de Áreas Degradadas e Naturais realiza trabalhos e experimentos voltados a recompor o ambiente natural a um estado próximo ao seu original.
1977
1979
1983
1986
1987
2002
2007
Hoje
Inicia a história da Madepar, no bairro da Penha na cidade de Lages/SC, com 60 colaboradores, produzindo madeira para construção civil e embalagens. A principal matéria-prima utilizada era Araucaria angustifolia (Pinheiro Brasileiro).
Com a exaustão comercial da Araucaria angustifolia na região, a empresa passou a utilizar o gênero Pinus em seu processo. Em 1979, preocupada com o futuro de seu abastecimento de matéria prima, passou a investir de forma continua na implantação e aquisição de florestas de Pinus.
A Madepar ampliou sua produção com a aquisição de uma nova serraria na Área Industrial.
Realizou sua primeira exportação de madeira serrada de pinus destinada a fabricação de pallets para a suíça.
Transferiu sua sede para a área industrial e, inicialmente, fabricava painéis e portas de Pinus. No entanto, diante do promissor mercado externo, decidiu focar na fabricação de portas para exportação.
Tempo verbal diferente dos outros anos. “Em 2002 iniciou o processo de certificação FSC, um marco importante que reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Desde então, são seguidas práticas de manejo florestal responsável, garantindo que a produção respeite o meio ambiente e contribua para a preservação das futuras gerações
Com a visão de aproveitar seu know-how na fabricação de portas de qualidade e manter a viabilidade econômica diante da instabilidade do real frente a outras moedas estrangeiras, a Madepar passou a produzir portas também para o mercado interno.
Atualmente, se destaca na produção de portas em Pinus para os mercados interno e externo, oferecendo aos clientes uma grande diversidade de modelos.
Nossa
essência
é verde!

A Madepar atua há 48 anos na atividade florestal e ao todo são mais de 5000 hectares de terra. Atualmente, 2.361,96 ha são de áreas certificadas FSC®, onde, 1.145,71 ha são de reflorestamento (Pinus spp. e Eucalyptus spp.), 1.107,92 ha destinados a conservação dos recursos naturais e 108,33 ha utilizados para outros usos.
Ao todo são oito Unidades de Manejo Florestal certificadas. Seis delas localizadas em Santa Catarina, divididas em quatro municípios: Campo Belo do Sul, Lages, Otacilio Costa e Painel. Duas unidades se localizam no Rio Grande do Sul, no município de Vacaria,
Presença Sustentável em SC e RS
A Madepar preza pela política da boa vizinhança nas áreas onde atua, mantendo sempre um diálogo aberto com as comunidades próximas as Unidades de Manejo Florestal, orientando e alertando sobre riscos e práticas adequadas de segurança.
Segurança e Conscientização
Madepar Indústria e Comércio de Madeiras LTDA certificou suas florestas pelo FSC® (FSC-CO11479) em 2003, reafirmando seu compromisso com a conservação dos ecossistemas e o manejo sustentável, em conformidade com as leis nacionais e tratados internacionais
Florestas
Certificadas


.jpg)









